Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESCOLA SOLIDÁRIA - 2009



Selo Escola Solidária


Projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu 16.181 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

Selo Escola Solidária 2009 – Qualidade da educação



Objetivo: valorizar projetos de voluntariado educativo como estratégia para melhorar a qualidade da educação.


Escolas reconhecidas: 3.863





PROJETO ESCOLHIDO
"A Matemática envolvendo Ação Solidária" é um projeto voltado para os alunos de 7ªs e 8ªs séries que permite analisar problemas, situações e acontecimentos na sociedade. Gerar aprendizagem dos conteúdos de matemática relevantes às necessidades da vida escolar, transformando a escola em espaço aberto a novas estruturas e novos relacionamentos que sejam significativos para todos que dele participam assegurem habilidades, valores, respeito à individualidade e práticas comunitárias.



Descrição do Projeto:
Entender que é possível melhorar o desempenho escolar, desde que o aluno tenha prazer em aprender. Hoje estamos diante de um novo paradigma para a formação humana. Um novo modelo, que efetivamente passa pela necessidade de repensar o conceito de educação. Aliados ao ensino-aprendizagem, o aluno participa ativamente da vida da sociedade, respeitando, sendo solidário, articulando propostas como protagonistas de iniciativas para analisar situações que afetam sua educação, suas vidas e suas comunidades de forma colaborativa. Ser cidadão não é fazer parte da sociedade, mas aquele que trabalha por ela.


Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais:

Envolvimento de diversas disciplinas. Planejar e decidir o que se deseja produzir em equipe. Estimular a capacidade para desenvolver a autoconfiança nas tomadas de decisão. Leitura de textos, visita à casa dos idosos, "tarde de alegria para com os idosos que a sociedade excluiu", presentes que os alunos produziram.


Resultados:
Junto com os alunos, identificar as dificuldades que possuem na matemática, formas colaborativas para uma melhor aprendizagem. elaboração de plenária com questionamentos: conviver é contribuir...o que aprendeu....A vida longa é um prêmio...








PARABÉNS PROFESSORA







  HELENICE VIZACO